sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Atividades com nomes

Sugestões para o professor trabalhar nomes

UME PORCHAT DE ASSIS(PORTFÓLIO)

80 ATIVIDADES COM NOMES

Publicado em Uncategorized por silvia maria do nascimento em 29/07/2009
(Fornecido na Formação do PROFA/2008 – contribuição : Profª Andréa Melo)


O trabalho com nome propicia ao aluno:

•Diferenciar letras e desenhos.
•Diferenciar letras e números.
•Diferenciar letras, umas das outras.
•Refletir sobre a quantidade de letras usadas para escrever cada nome.
•Refletir sobre a função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula( função de memória da escrita), etc;
•Sistematizar a orientação da escrita: da esquerda para a direita.
•Entender que se escreve para resolver alguns problemas práticos.
•Conhecer o nome das letras.
•Ter contato com amplo repertório de letras( a diversidade e a quantidade de nomes numa mesma sala)..
•Desenvolver as habilidades grafo-motoras.
•Contato com fonte de consulta para escrever outras palavras.
O desenvolvimento das atividades seguintes deve orientar-se no sentido de despertar na criança a curiosidade e o desejo de conhecer o significado da palavra escrita e a compreensão do seu uso social.

ATIVIDADES COM O NOME

1.Achar o seu crachá que estará embaralhado no meio da roda e colocar no quadro de pregas de letras de acordo com a inicial do nome, os crachás restantes deverão ser contados, pois são os alunos ausentes.
2.Batata-Quente, onde todos em roda ouvem uma música, enquanto vai passando um objeto qualquer ; o parar a música, quem estiver com o objeto deverá dizer o seu nome, pegar o seu crachá no meio da roda, indentificando-o dentre os demais e guardá-lo no quadro de pregas, na respectiva inicial.
3.Todos em roda, em pé, recebem um crachá qualquer, ao sinal da professora c ada um deverá ir em busca de quem está com o seu crachá;ao encontrar, troque de crachá e coloque-o no quadro de pregas;
4.Escolher no meio da roda um crachá de um amigo e entregá-lo ao seu dono que deverá guardá-lo no quadro de pregas.
5.Cada um ao chegar, deverá localizar o seu crachá na mesa, escrever o seu nome na lousa e guardar o crachá no quadro de pregas;contaremos quantas crianças vieram e quantas faltaram;
6.Cada um deverá pegar o seu crachá que estará no meio da roda, então cada um contará a quantidade de letras que tem o seu nome e deverá encotrar amigos que têm a mesma quantidade de letras. Os crachás serão guardados na ordem crescente da quantidade de letras, isto é, do nome menor para o maior.
7.Cada um pega o seu crachá no quadro de pregas e anda aleatóriamente pela sala. Ao sinal da professora deverão fazer uma cobra colocando os crachás em ordem alfabética observando a letra inicial;falar onde mais usamos esta ordem( agenda telefônica, dicionário,lista da escola, etc);
8.Utilizar crachás para fazer uma lista fixa de nomes, dentro da sala, em ordem alfabética, onde cada um colocará o seu nome;
9.Bingo- utilizar o crachá para brincar de bingo, de modo que cada aluno receba uma tira quadriculada de papel de acordo com a quantidade de letras que diz ter o seu nome, registra o mesmo com uma letra em cada quadrado. Na hora do bingo ao ser sorteada sua letra, este quadrado deverá ser pintado;
10.Bingo com cartelas contendo mais de um nome;
11.Brincar de forca com os nomes, de forma qua a criança que descobrir qual é o nome da forca, pega o crachá e entrega-o ao dono; se ninguém descobrir, o próprio dono pega e guarda o crachá no quadro de pregas;
12.Brincar de amigo Secreto, onde cada um faz um desenho ou uma modelagem de massinha e sorteia um crachá e entrega-o ao dono; se ninguém descobrir, o próprio dono pega e guarda o crachá no quadro de pregas;
13.Que nome é esse? É uma brincadeira onde a professora ou um aluno diz: ” Te dou um C, te dou do um A, te dou um I, te dou um O, o que formou?” a turma deverá responder: CAIO. E este rapidamente pega seu crachá e guarda no bolsão de letras, podendo ser o próximo a cantar as letras do próprio nome;
14.Utilizar os crachás para sorteios de ajudantes, etc.
15.As crianças receberão as letras do seu nome e deverão juntá-lo como um quebra-cabeça, montando assim os seus nome;
16.Advinhe o seu nome é uma brincadeira desafiadora em que o professor pronuncia os nomes das crianças as com sílabas ou letras trocadas e o grupo deverá descobrir de quem é o nome.Ex: LARCOS= CARLOS;
17.Descobrir a letra que está faltando no nome que a professora ou outro aluno escreverá na lousa; ao descobrirem, ao dono do nome identifica e guarda o seu crachá que estará em uma mesa junto aos demais crachás;
18.Com a música: A Canoa virou…em uma roda ao falarem o nome da criança, esta deverá pegar o seu crachá no centro da roda e colocá-lo no bolsão de letras.
19.Todos os dias ao fazer a data e a rotina do dia, a professora escreve “bom dia” para uma criança e todos poderão abraçá;esta escolha pode ser por ordem alfabética, sorteio, música, aniversariantes,etc;
20.Chamada na roda, através de um círculo, onde uma criança fica no meio da roda com uma bola ou outro objeto, esta deverá dizer o seu nome e jogar a bola para outra criança que trocará de lugar com ela e repetirá o procedimento;
21.Agarre o par é uma brincadeira em que todos deverão estar em pares; A professora estará segurando um objeto e contará até três, então todos mudam de par e ela passa o objeto para alguém dizendo o seu nome e procura um par também. Quem ficou com o objeto será o próximo a contar e procurar um par durante a troca passando novamente o objeto, e assim sucessivamente;
22.Ao chegar, cada criança deverá localizar seu nome na lousa e apagá-lo;os que sobrarem serão os ausente;
23.Arremessando a bola para o alto no meio da roda, uma criança deverá dizer o nome de um dos colegas;este tentará pegar a bola;se conseguir repete o procedimento, se não conseguir, a mesma criança que iniciou escolhe outro colega;
24.Brincar de rimar outras palavras com os nomes das crianças e registrá-las na presença delas.Montar uma poesia com as rima encontradas,digitar e entregar uma para cada criança, para que seja lido no coletivo, depois cada um encontra seu nome e circula.Poderão recitar para as demais turmas e dar de presente para outras pessoas com seus autógrafos;
25.Descobrir juntos todas as versões da música ” A barata diz que tem…”, então reescrevê-la com o auxílio das crianças, trocando o nome barata pelos seu nomes, e posteriormente, trocar as outras palavras também. Digitar e entregar uma para cada criança, para que seja lida no coletivo, depois cada um encontra seu nome e circula.Poderão cantar ou recitar para as demais turmas e dar de presente para as outras pessoas com seus autógrafos;
26.Solicitar uma foto e uma pesquisa sobre a história do nome de cada um e lê-la na roda. Digitar essas pesquisas e fazer fichas que deverão ficar no cantinho da leitura com a foto colada, para que manuseiem e leiam quando quiserem;
27.Fazer um desenho de interferência com cada letra do nome começando da inicial, para a montagem de um livrinho;
28.Montar um painel com as fotos de todos os alunos inclusive da professora com seus respectivos nomes;
29.Montar um álbum sanfonado com a história do nome, características físicas e pessoais, fotos próprias e de familiares; este poderá ser um produto final de encerramento de projeto referente ao trabalho com a identidade;
30.Ditado: entregue uma lista com todos os nomes dos alunos. Dite um nome da lista. Cada aluno deverá encontrá-lo na sua lista. Em seguida, peça a um aluno que escreva aquele nome na lousa, os demais devem conferir se circularam o nome certo.Para que essa atividade seja possível a todos, é importante fornecer algumas ajudas. Diga a quantidade de letras, a letra inicial e afinal, por exemplo;
31.Entregue uma lista dos nomes dos alunos da sala. Peça qua as crianças digam os nomes dos alunos ausentes e que circulem esses nomes.Siga as mesmas orientações da atividade anterior, no tocante às ajudas necessárias para a realização da tarefa;
32.Entregue uma lista com os nomes dos alunos.Peça para que recortem os nomes e depois que separem em duas colunas:nomes das meninas e nomes dos meninos ou que os coloquem em ordem alfabética;
33.Pesquisa sobre a origem do nome ( pesquisa com os familiares);
34.Análise da Certidão de Nascimento da criança ( trabalho com documento);
35.Montagem de uma árvore genealógica da família;
36.Análise de fotos antigas e atuais da criança;
37.Montagem de uma linha do tempo do aluno a partir das fotos trazidoas;
38.Letras do alfabeto letras do alfabeto pintadas e recortadas em cartolina, isopor, EVA ou outro material.Divida a classe em grupo, sorteie algumas letras para cada grupo que deverá o maior número possível de palavras que comecem com aquela letra. O professor escreve todas elas em um cartaz e fixa na parede para que possam consultar quando necessário já que fazem do vocabulário ativo da classe;
39.Alfabeto ilustrado: sortear uma letra para cada aluno e pedir que desenhem ou colem uma figura cujo nome comece com aquela letra. Esse material deverá ficar à disposição dos alunos durante o ano;
40.Pedir para que tragam um objeto de casa. Na classe, o grupo classifica segundo a letra inicial. É feito uma lista com as palavras.Algumas palavras poderão ser copiadas no caderno;
41.Listagem: elaborar com os alunos várias listas: roupas, compras de supermercado, animais, produtos de higiene, meios de transporte, nomes de cidade, etc. Reconstruir na lousa algumas palavras perguntando aos alunos quais letras devem ser usadas. As listas ficam à disposição dos alunos para futuras consultas;
42.O professor faz um quadriculado numa cartolina ou sulfite, escrevendo uma letra em cada quadrado.O aluno desenhará ou colará uma figura que inicie com aquelas letras ou que tenham aquelas letras no nome ( destacando-a na palavra);
43.Quebra-Cabeça – o professor faz um quebra-cabeça com as letras do nome do aluno. Mais tarde, poderá fazer com outras palavras;
44.Caixa-surpresa – o professor, ao final da aula, entrega uma caixa a um aluno pedindo a ele que traga um objeto qualquer de sua casa para a aula do dia seguinte. Na próxima aula, ele dará dicas aos colegas que tentarão adivinhar qual o objeto que está na caixa;
45.Chamar o aluno entregando seu cartão;
46.Chamar o aluno pelo nome e mostrar o cartão para a classe;
47.Mostrar o cartão sem falar o nome, esperando que o dono ou colega o reconheça;
48.Mostrar o cartão sem ler,mas dando uma característicado dono. Os alunos devem adivinhar quem é;
49.Embaralhar os cartões, entregar um para cada aluno e pedir que cada um procure o seu;
50.Embaralhar os cartões, entregar um para cada aluno, que deverá entregar ao dono;
51.Dispor os cartões sobre uma mesa e pedir que cada um pegue o seu;
52.Separar os cartões por fileira. Colocar o monte de cartões referentes a cada fila na primeira carteira. O aluno deverá pegar seu cartão passando os demais para trás até que todos peguem o seu;
53.Deixar os cartões sobre uma mesa e pedir que, um por um, pegue um cartão que não seja o seu e entregue ao dono;
54.Dividir a classe em grupos e pedir que cada um pegue seu cartão. Vence o grupo onde todos pegaram seus cartões mais rapidamente;
55.Entregar os cartões e disponibilizar letras recortadas pedindo que cubram as letras de seu cartão com suas letras móveis;
56.Passar o dedo sobre as letras;
57.Contar as letras do nome;
58.O professor escreve o nome de todos os alunos na lousa e eles, de posse de seus cartões, deverão descobrir onde estão escritos os seus nomes;
59.Separar os cartões pelo número de letras e pedir que descubram qual o critério que o professor usou ( letra inicial, letra final, etc);
60.Separar 3 cartões, mostrar, mostrar e ler para a classe.Misturá-los e retirar um. Os alunos deverão descobrir qual o cartão que foi retirado. O dono do nome deverá escrev~e-lo na lousa e seus colegas copiam no caderno;
61.Separar os cartões dos alunos que faltaram naquele dia;
62.Numa folha mímeograda ( ou impressa), quadriculada com um nome dentro de cada quadrado , pintar de amarelo o quadrado ou retângulo com seu nome;
63.Numa folha mímeografada ( ou impressa), quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, pintar de azul o nome da professora;
64.Numa folha mímeografada ( ou impressa), quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, pintar de vermelho o nome do amigo mais próximo, ou que comece com determinada letra, ou que termine, ou que tenha um número X de letras…
65.Numa folha mímeografada ( ou impressa),quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, cobrir as letras de seu nome com a cor que quiser;
66.Numa folha mímeografada( ou impressa), quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, circular a 1ª letra de seu nome ou a última, ou outra que a professora pedir;
67.Numa folha mímeografada( ou impressa), quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, circular as letras iniciais de cada nome;
68.Numa folha mímeografada( ou impressa), quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, pintar de laranja o nome do aluno que senta à sua esquerda, de verde o que senta à direita ( à frente atrás);
69.Numa folha mímeografada ( ou impressa), quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, recortar os nomes e colá-los em fileiras de acordo com o número de letras. Contar quantos nomes há em cada fileira, anotando o numeral;
70.Numa folha mímeografada (ou impressa), quadriculada com um nome dentro de cada quadrado, recortar os nomes e organizar em conjuntos baseando-se em critérios dados pela professora;
•Nomes com 5 letras
•Nomes dos alunos de uma determinada fileira
•Nome dos meninos
•Nome das meninas
•Nomes com mais de 6 letras
•Nomes com menos de 5 letras
•Nomes iguais
•Nomes com 6 letras, que comecem com a letra R, etc;
71.O professor deve ainda selecionar situações em que se faz necessário escrever e ler nomes( função social da escrita);

72.Escrever o nome de colegas para identificar papéis, cadernos, desenhos (pedir que os alunos distribuam tentando ler os nomes);

73.Lista da chamada da classe;

74.Ler os cartões com nomes para saber em que lugar cada um deve sentar;para saber quem são os ajudantes do dia etc;

75.Escrever bilhetinhos assinando-os;

76.Escrever cartas assinando-as e escrevendo o nome do destinatário e remetente no envelope;

77.Brincar de “banco”, assinando cheques e documentos.

78.Elaborar uma carteira de identidade;

79.Pedir xerox da certidão de nascimento, reproduzindo-a;

80.Montar acrósticos;

•A estas sugestões, muitas outras da sua prática, poderão ser acrescidas.Lembrando :trabalhar nomes representa importante elemento facilitador no processo de alfabetização ( Observação da C.P.)
Material encontrado no site: http://umeporchatdeassis.wordpress.com/2009/07/29/80-atividades-com-nomes/
Desenho da Hello Kitty encontrado na internet

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Educar em oração

Para ler e refletir
Fonte: internet

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Escola inclusiva

Para refletir
Encontrei na internet as dicas abaixo, de uma escola realmente inclusiva.

Desejo para meus seguidores e visitantes:


sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Linda história para trabalhar valores com as crianças

Sugestão literária

Com esta história o professor poderá montar uma proposta para trabalhar valores. No site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9515 tem sugestão de aula. Neste blog você também encontra muitas outras sugestões para trabalhar valores com a turma.

COMO NASCEU A ALEGRIA

(Rubem Alves)


Você pode não acreditar, mas é verdade: muitos anos atrás a terra era um jardim maravilhoso. É que os anjos, ajudados pelos elefantes, regavam tudo, com regadores cheios de água que eles tiravam das nuvens. Esta era a sua primeira tarefa, todo dia. Se esquecessem, todas as plantas morreriam, secas, estorricadas... Para que isso não acontecesse, Deus chamou o galo e lhe disse: - Galo, logo que o sol aparecer, bem cedinho, trate de cantar bem alto para que os anjos e os elefantes acordem... E é por isto que, ainda hoje, os galos cantam de manhã... Flores havia aos milhares. Todas eram lindas. Mas, infelizmente, todas elas eram igualmente vaidosas e cada uma pensava ser a mais bela. E, exibindo as suas pétalas, umas para as outras, elas se perguntavam, sem parar: - Não sou a mais linda de todas? Até pareciam a madrasta da Branca de Neve. Por causa da vaidade, nenhuma delas ouvia o que as outras diziam e nem percebiam que todas eram igualmente belas. Por isso, todas ficavam sem resposta. E eram, assim, belas e infelizes. No meio de tanta beleza infeliz, entretanto, certo dia uma coisa inesperada aconteceu. Uma florinha, que estava crescendo dentro de um botão, e que deveria ser igualmente bela e infeliz, cortou uma de suas pétalas num espinho, ao nascer. A florinha nem ligou e vivia muito feliz com sua pétala partida. Ela não doía. Era uma pétala macia. Era amiga. Até que ela começou a notar que as outras flores a olhavam com olhos espantados. E percebeu, então, que era diferente. - Por que é que as outras flores me olham assim, papai, com tanto espanto, olhos tão fixos na minha pétala...? - Por que será? Que é que você acha?, perguntou o pai. Na verdade, ele bem sabia de tudo. Mas ele não queria dizer. Queria que a florinha tivesse coragem para olhar para as vaidosas e amar a sua pétala. - Acho que é porque eu sou meio esquisita..., a florinha respondeu. E ela foi ficando triste, triste... Não por causa da sua pétala rachada, mas por causa dos olhos das outras flores. - Já estou cansada de explicar. Eu nasci assim... Mas elas perguntam, perguntam, perguntam... Até que ela chorou. Coisa que nunca tinha acontecido com as flores belas e infelizes. A terra levou um susto quando sentiu o pingo de uma lágrima quente, porque as outras flores não choravam. E ela chamou a árvore e lhe contou baixinho: - A florinha está chorando. E a terra chorou também. A árvore chamou os pássaros e lhes contou o que estava acontecendo. E, enquanto falava, foi murchando, esticando seus galhos num longo lamento, e continua a chorar até hoje, à beira dos rios e dos lagos, aquela árvore triste que tem o nome de chorão. E das pontas dos seus galhos correram as lágrimas que se transformaram num fiozinho de água... Os pássaros voaram até as nuvens. - Nuvens, a florinha está chorando. E choraram lágrimas que se transformaram em pingos de chuva... As nuvens choraram também, juntando-se aos pássaros numa chuva enorme, choro do céu. As lágrimas das nuvens molharam as camisolas dos anjinhos que brincavam no céu macio. E quiseram saber o que estava acontecendo. E quando souberam que a florinha estava chorando, choraram também... E Deus, que era uma flor, começou a chorar também. E a sua dor foi tão grande que, devagarinho, como se fosse espinho, ela foi cortando uma de suas pétalas. E Deus ficou tal e qual a florinha. E aquele choro todo, da terra, das árvores, dos pássaros, dos anjos, de Deus, virou chuva, como nunca havia caído. O sol, sempre amigo e brincalhão, não agüentou ver tanta tristeza. Chorou também. E a sua boca triste virou o arco-íris... E as chuvas viraram rios e os rios viraram mares. Nos rios nasceram peixes pequenos. Nos mares apareceram os peixes grandes. A florinha abriu os olhos e se espantou com todo aquele reboliço. Nunca pensou que fosse tão querida. E a sua tristeza foi virando, lá dentro, uma espécie de cócega no coração, e sua boca se entortou para cima, num riso gostoso... E foi então que aconteceu o milagre. As flores belas e infelizes não tinham perfume, porque nunca riam. Quando a florinha sorriu, pela primeira vez, o perfume bom da flor apareceu. O perfume é o sorriso da flor. E o perfume foi chamando bichos e mais bichos... Vieram as abelhas... Vieram os beija-flores... Vieram as borboletas... Vieram as crianças. Um a um, beijaram a única flor perfumada, a flor que sabia sorrir. E sentiram, pela primeira vez, que a florinha, lá dentro do seu sorriso, era doce, virava mel... Esta é a estória do nascimento da alegria. De como a tristeza saiu do choro, do choro surgiu o riso e o riso virou perfume. A florinha não se esqueceu de sua pétala partida. Só que, deste dia em diante, ela não mais sofria ao olhar para ela, mas a agradava, como boa amiga. Quanto aos regadores dos anjos, nunca mais foram usados. De vez em quando, olhando para as nuvens, a gente vê um deles, guardado lá dentro, já velho e coberto de teias de aranha... Enquanto a florinha de pétala partida estiver neste mundo, a chuva continuará a cair e o brinquedo de roda em volta do seu sorriso e do seu perfume não terá fim...

Fonte: http://www.maricell.com.br/poemas4/comonasceuaalegria.htm

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Mais um presente da tia Cris

Ganhei mais um lindo selinho. Agradeço muuuuito a Cristiana do blog: http://mundodatiacris.blogspot.com/



Ofereço as amigas blogueiras:

Regras do Selinho:
1 - indicação de amigas;
2 - postar o nome da pessoa que te indicou, com o link do blog;
3 - avisar as indicadas;
4 - publicar as regras;


http://rubiamontenegro.blogspot.com/

http://noticiasebabadosf.blogspot.com/

http://educadoraespecial.blogspot.com/

Agradecimento


Estou muito feliz!!!! Meu blog atingiu 7.630 acessos no mês de janeiro. Obrigada a todos pela visita. Muita luz na vida de cada um, abraços, Telma.