segunda-feira, 8 de março de 2010

Proposta com ideias para trabalhar leitura dinâmica

Leitura










































































Proposta para trabalhar leitura

- Tema: “Leitura dinâmica”
- Alunos atendidos: 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dom José Delgado
- Duração: O trabalho deverá ser desenvolvido durante todo o ano letivo (ser inserido na rotina).




“O primeiro recurso pedagógico
Deve ser sempre o da sedução.”
Rufino Santos


Justificativa

Considerando que o estímulo à leitura é uma forma básica de formação, e que esta deve ser inserida no cotidiano de nossos estudantes, será desenvolvido a proposta: “Leitura dinâmica”, a qual possibilitará ao alunado se encantar com a leitura, a partir de situações efetivas e permanentes (ao longo do ano letivo) de aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento do comportamento leitor (comentar livros, discutir o sentido de um trecho, debater ideias, levantar e explicitar hipóteses, indicar livros interessantes para a turma, etc.), oportunizando dessa forma, o caminho para a formação do leitor proficiente.

Objetivo:
- Desenvolver o comportamento leitor;


- reconhecer os usos e funções da leitura;
- perceber as diferentes finalidades da leitura.




-Recursos:
Mural de leitura deleite ou compartilhada, caixa de passatempo, pastinha da leitura, avental, baú de surpresas, carrinho da leitura, textos diversos, etc.

Obs: As ilustrações acima, são apenas dicas do material que deverá ser confeccionado neste projeto. Elas foram encontradas em blogs como o de Tia Lu, Avental de histórias, Ideias e artes e outros que, infelizmente não lembro o endereço (quem souber, é só indicar que terei o prazer de expor).

Algumas sugestões para o desenvolvimento da proposta:
- De início, confeccionar os recursos necessários para o desenvolvimento da proposta.
- Expor para os alunos o trabalho que será desenvolvido, apresentando os materiais. Falar dos objetivos, dos cuidados com os recursos, da importância do trabalho, etc.
- Na caixa de passatempo disponibilizar diversos materiais, como: vários tipos de texto, labirinto, desenhos, cruzadinha, jogo da memória, caça-palavra, alfabeto móvel, além de outros. Este trabalho é uma maneira prazerosa e produtiva de ocupar os alunos que realizam as atividades rapidamente e costumam distrair os colegas que ainda não terminaram tirando-lhes a concentração.
- Quanto à pastinha da leitura, o trabalho deverá ser realizado buscando que o aluno leve o livro para casa, de forma que a leitura seja compartilhada com a família. É importante que ele também fale um pouco para a turma do livro que escolheu (falar de um trecho, indicar, etc). Buscando variar, o professor poderá solicitar que o aluno traga algum tipo de texto para apresentar a turma.
- Em relação ao mural, a exploração ocorrerá a partir de leitura deleite ou compartilhada, de forma a montar semanalmente o mural com textos diversificados, trazidos pelo professor ou pelo aluno (jornalístico, adivinhas, parlendas, contos, músicas, poesias, etc). É importante que a leitura seja realizada diariamente e os textos sejam disponibilizados no mural. O Professor poderá fazer uso de materiais para recorte.
- O avental servirá para contagem de diferentes histórias.
- O trabalho com o palquinho da leitura, será elaborado um cronograma de atendimento da sala de leitura, de forma que ele permaneça uma semana em cada sala, com textos diversificados. É interessante que o professor utilize a caixa de som com microfone para que o aluno faça a leitura do texto escolhido, para os demais.
- A caixa surpresa (baú) poderá ser empregada para diversas finalidades, como: colocar materiais relativos aos projetos trabalhados, livros para contação de histórias, objetos para bingos, ditados dinâmicos, etc.
- Pode-se trabalhar ainda com o carrinho da leitura, portando diversos textos (carrinho de carregar feira de fruta), de forma que ele permaneça no máximo meia hora em cada sala, objetivando que o aluno possa continuar a leitura do material escolhido na próxima visita do carrinho.
- É interessante e importante separar um “caderno de leitura” para que o aluno pregue pequenos textos e realize leitura na escola e em casa.
- Caso for possível, o professor presenteará os alunos com um livro de literatura (no aniversário de cada um) com uma dedicatória e assinatura de todos da sala, sendo uma forma de incentivar a leitura.
- Elaborar uma sequência didática para trabalhar textos diversificados (leitura, produção, etc).
Sugestão de texto para iniciar o trabalho:

Ler sempre.
Ler muito.
Ler “quase tudo”.
Ler com os olhos, os ouvidos, com o tato, pelos poros
e demais sentidos.
Ler com razão e sensibilidade.
Ler desejos, o tempo, o som do silêncio e do vento.
Ler imagens, paisagens, viagens.
Ler verdades e mentiras.
Ler o fracasso, o sucesso, o ilegível, o impensável, as
entrelinhas.
Ler na escola, em casa, no campo, na estrada, em
qualquer lugar.
Ler a vida e a morte.
Saber ser leitor tendo o direito de saber ler.
Ler, simplesmente ler.

Edith Teodoro








OBS:Confeccionamos para a escola um banner com este texto

Ler sempre

Ler, ler vamos ler
Ler, ler é saber
Ler, ler é preciso ler
Ler, ler é aprender
Ler, ler é sonhar
Ler, ler é viajar
Ler, ler é emocionar
Ler, ler é conquistar
O livro é o professor do professor
Quem escreve livro é escritor
Para escrever um livro
Quantos outros foram precisos?
O livro é só o começo de uma história
É o espelho da memória
Registro de conhecimento
Ao longo do tempo
(música de Helena Cabral)



AVALIAÇÃO
A proposta deverá ser avaliada de forma contínua junto a alunos e professores, para que sejam detectados os avanços em relação aos objetivos propostos e realizados eventuais impasses diagnosticados em seu processo de execução, enfim, buscando o redirecionamento /aperfeiçoamento desse trabalho, para que o aluno possa realmente desenvolver a competência leitora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário