quinta-feira, 28 de abril de 2011

Proposta para trabalhar leitura e escrita

Sugestões para tabalhar com o livro: "Pirata de palavras", de Jussara Braga


Proposta de trabalho

Tema: “Palavras, muitas palavras”
Alunos atendidos: 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental
Duração: __________________

Objetivo geral:
O trabalho com a proposta visa que o aluno amplie as habilidades e competências nas áreas de leitura e escrita.

Objetivos específicos:
- Perceber a importância do domínio da leitura e escrita;
- Desenvolver a imaginação e a criatividade;
- Despertar o gosto por diferentes tipos de texto;
- Reconhecer os usos e funções sociais da leitura e escrita.

Recursos:
Livro de literatura (Pirata de Palavras, de Jussara Braga), tesouro de palavras, dicionário, rótulos, música, ficha de leitura, cadernetinha, alfabeto móvel, além de outros.

Desenvolvimento:
_ Iniciar a proposta através do livro/maquete “Pop-up: O navio Pirata do Capitão Cruel” (Ciranda Cultural). Apresentar todas as partes do livro na sequência (história, mapa e maquete).
_Conversar com os alunos sobre a existência de um tesouro enterrado na escola. Expor que para encontrá-lo é necessário um mapa.
_ Montar um mapa de caça ao tesouro (gigante) e confeccionar cópias para os alunos. Realizar leitura com as pistas existentes no mapa. Conversar com os alunos sobre a necessidade de dominar a leitura para encontrar o tesouro.
- De acordo com a idade da turma, confeccionar máscaras de pirata, buscando criar um clima de aventura.
- Enterrar a caixa de madeira (da escola), com alguns objetos dentro: brinquedo, jogo, doces, revista em quadrinho, o livro “Pirata de palavras” (escrever alguma mensagem para colocar dentro do livro, como se fosse deixado por um pirata), entre outros.
- Seguir as pistas do mapa, com a turma, para encontrar o tesouro. Abrir a caixa e explorar os objetos existentes.
- Fazer listagem dos objetos encontrados e explorar leitura e escrita.
- Realizar leitura do livro “Pirata de palavras” de Jussara Braga, iniciando a partir da leitura da capa. Em seguida efetivar explorações: interpretação, espaço em que ocorre a história, tipo de texto, características do personagem, palavras encontradas pelo personagem, entre outros.
- Produção de texto da história, de forma que o aluno seja o escriba.
- Convidar a turma a brincar de pirata das palavras, fazendo uma visita a todos os compartimentos da escola, buscando identificar as palavras existentes, bem como o significado de cada. Explorar as palavras encontradas.
- Presentear a turma com uma cadernetinha, visando que eles, de início, completem a ficha de leitura do livro ”Pirata de Palavras”, com base na capa e na história ouvida. Após, solicitar que eles preencham a segunda folha com palavras da história. Na continuidade, eles irão preencher com as palavras identificadas na escola e na sala de aula, trazidas de casa (nomes de frutas, brinquedos, doces, etc), com palavras de diferentes tipos de texto (personagens de contos de fada, de desenhos animados, de uma poesia, palavras de uma receita, envolvendo disciplinas, etc). É interessante que o professor trabalhe de forma dinâmica com as palavras, buscando não tornar repetitivo (montar árvore das palavras, trabalhar com música, trazer texto, caixinha com palavras, cruzadinhas e caça-palavras, palavras de adivinhação, música memorizada, personagem da turma da Mônica, texto lacunado, recorte e colagem, ditado musical, “palavras mágicas”, entre outros).
- Explorar outras histórias, como: “O menino que descobriu as palavras” e “O menino e o muro”.
- Montar maquete, envolvendo a proposta.
-Produzir frases e textos com as palavras exploradas.
- Apresentar obras de artes e definir com os alunos palavras relativas à imagem.


Avaliação:
Será realizada com base nos objetivos definidos, nas atividades desenvolvidas, bem como na participação e interesse dos alunos.

Um comentário:

  1. Amei a proposta, mas tá dificil conseguir o livro, como faço? Dá pra você fazer o Dowload no Picasa?
    Obrigado! mafatandrade@gmail.com

    ResponderExcluir