segunda-feira, 4 de junho de 2012

Projeto sobre amizade


Um amigo é quem gosta de você
Jessica W. S. Costa

A criança precisa valorizar o amigo e respeitar o próximo. Toda boa amizade deve ser cultivada, deve ser recíproca, não ter barreiras de cor, sexo e posição social.
São propostas às crianças, neste trabalho, ações educativas que elas possam incorporar em seus hábitos de vida.

Justificativa
Cultivar a amizade desde a infância tem um efeito mágico. Trabalhar a amizade é algo imediato. A amizade se constrói com o outro, nas ações do dia a dia.
O sentimento por alguém é algo pessoal, interno. No entanto, mesmo que não seja um sentimento positivo, temos de respeitar todas as pessoas.
Perfil do grupo
Crianças de 5 e 6 anos de idade em processo de alfabetização, participantes e com grande interesse nas atividades propostas.
Objetivos Conceituais
  • Perceber hábitos importantes da vida cotidiana que vão ajudar a criança a ser uma pessoa agradável com os outros.
  • Fazer com que a criança preste atenção nas regras de convivência, refletindo sobre o respeito que cada um tem pelos outros e por si.
  • Aprender a compartilhar as coisas de forma prazerosa e aprender o que significa ser generoso.
  • Ampliar o vocabulário.
  • Ler e interpretar imagens.
  • Reconhecer o que faz bem e o que faz mal para o amigo.
  • Adquirir hábitos de trabalhar em grupo.
  • Reconhecer e valorizar o número.
Procedimentais
  • Produzir trabalhos de artes.
  • Explorar textos a partir do autoconhecimento.
  • Coletar dados por meio de entrevistas.
  • Desenvolver a capacidade criadora.
  • Estimular a criatividade.
  • Registrar experiências vividas pelo grupo.
  • Reconhecer histórias lidas pela professora.
Atitudinais
  • Respeitar e valorizar o próximo.
  • Apreciar e ler vários tipos de texto.
  • Apresentar atitudes de colaboração.
  • Desenvolver o autoconhecimento.
  • Interagir com outros e ampliar seu conhecimento de mundo.
  • Confrontar realidade e fantasia.
Janelas
  • Linguagem oral e escrita.
  • Matemática.
  • Artes visuais.
  • Música.

Etapas
1. Iniciar o projeto com a leitura do livro Amigos Até Debaxo d’água, de Therezinha Casasanta e André Vilela, para que as crianças façam o reconto coletivo, oralmente e depois, se possível, a cópia.
2. Conversar com as crianças sobre a amizade. O que é ser amigo? O que é legal o amigo fazer? O que não é legal ele fazer? Registrar as respostas em um cartaz e expor na sala. Atividade em folha: Pedir às crianças que desenhem si próprias e seu melhor amigo.
3. Confeccionar com as crianças outros cartazes para espalhar
pela escola com o título Amizade é... Cada criança vai escrever o significado de amizade para ela.
4. Afixar na sala um envelope para cada criança com seu nome. Elas poderão escrever para os amigos e colocar os bilhetes nos envelopes corretos. No final da semana, a professora faz a leitura dos bilhetes e cola-os em uma folha para anexar ao projeto.
5. Procurar em revistas gravuras que simbolizam a amizade e expô-las na sala.
6. Brincadeira de roda: Com base na cantiga popular “Eu fui à Bahia comprar um chapéu da cor da lua, da cor do céu. Não é para mim, não é para ninguém, é para o amigo que quero bem”, pedir às crianças que escolham um amigo, entreguem o chapéu a ele, copiem a letra da música em uma folha e ilustrem-na.
7. Atividade em folha: Escolher o chapéu que gostaria de dar a um amigo, escrever o nome do amigo e colorir.
8. Atividade em folha: Escolher os amigos de toda a escola e escrever o nome deles em ordem alfabética.
9. Atividade em folha: Ler o poema e responder às perguntas. Iniciar a confecção do álbum de figurinhas.
10. Atividade em folha: Colocar as cenas das histórias em ordem cronológica e produzir uma história coletiva. Fazer a cópia do texto criado.
11. Atividade em folha: Entrevistar um amigo e apresentá-lo para a turma.
12. Atividade em folha: Escrever características das pessoas que estão nas fotos, respeitando as diferenças.
13. Atividade em folha: Fazer o acróstico da palavra amizade. Trabalhar outras palavras relacionadas a sentimento.
14. Produzir uma história em quadrinhos que tenha três partes.
15. Registrar a fábula O Ratinho e o Leão através de atividades artísticas.
16. Iniciar o Livro do Amigo.
17. Relaxamento e amigo-secreto: As crianças deitam sobre almofadas, e a professora as incentiva, em voz baixa, a soltar a imaginação. Pode dizer, por exemplo: “Imaginem um lugar lindo onde vocês adorariam brincar”. As crianças relaxam nessa posição por cerca de dez minutos, com os olhos fechados. Depois, a professora distribui folhas e lápis de cor e pede para cada um desenhar aquele lugar que imaginou. Em um pote, devem ser colocados papeizinhos com o nome de todos os alunos que participaram da atividade. A professora pede para que cada aluno tire um papelzinho. Todos abrem ao mesmo tempo. Em um momento de confraternização geral, cada aluno procura o colega sorteado e lhe entrega de presente o desenho que fez.

Avaliação
Fazer o projeto semanalmente, porque a proposta é nova e várias situações podem surgir. A cada situação, colher a opinião das crianças e registrá-la no projeto. Pedir para que, em casa, os pais mandem depoimentos sobre resultados positivos ou negativos relacionados ao projeto.

Duração
Aproximadamente um bimestre.
Jessica W. S. Costa é pedagoga e pós-graduada em Educação Infantil.
Fonte: Revista Criar – Revista de Educação Infantil. Ano 3, n. 14, março/abril, Criarp Ltda., 2007.
Encontrei o projeto em: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=1493
Fonte da imagem:http://www.fotorkut.com.br/buscar.php?imagem=frases+para+orkut

2 comentários:

  1. Olá amiga, agradecendo e retribuindo a visita, parabéns seu Blog é lindo! Muito obrigada por me seguir, Também estou te seguindo! (Aproveito para te ofereço o selinho de 2 anos do meu Bloguinho!)
    Fique com Deus! Bjs no coração! Márcia Valéria.

    ResponderExcluir
  2. ótima abordagem, também fazemos assim na escola particular zona norte parabéns pelo lindo blog que criaram

    ResponderExcluir