Portifólio e sua utilização na educação
Definições:
Um portfolio é uma lista de trabalhos de um profissional ou empresa.
Portfólio – Documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem fora da escola, sendo utilizado para solicitar reconhecimento académico da aprendizagem experimental. (JCPaiva.net)
Portfólios são espaços de trabalho onde os estudantes coletam e organizam os objetos representativos dos conhecimentos adquiridos durante a elaboração de seus projetos, como documentos, diagramas, anotações, imagens, etc. Os portfólios têm como objetivo manter as evidências da habilidade individual, das idéias, interesses e acompanhamentos de um estudante ao longo de sua atividade de aprendizagem e podem ser usados coo base de um processo de avaliação autêntica (Sistêlos, Schiel e Domínguez). (Projeto AgP)
Utilização
A idéia de se utilizar portólios como forma de aprimorar (ou auxiliar) a performance do estudante está sendo usada de diversas maneiras:
*como ferramenta para comunicar o que o aluno sabe e pode fazer, uma “exibição”;
*como suporte eletrônico para uma forma alternativa de avaliação;
*como uma ferramenta para avaliar a formação do professor;
*como uma biblioteca de conteúdos científicos;
*como uma ferramenta para investigação reflexiva dos alunos.
Na aprendizagem
Os portfólios são laboratórios nos quais os estudantes constroem significado a partir de sua experiência acumulada. É um resumo analógico ou digital da trajetória de aprendizagem. A maioria das escolas faz memória e não portfólio. Para distinguir uma da outra basta verificar quem montou o portfólio: a professora ou o aluno? Ou ainda: todos os portfólios seguem o mesmo modelo? O portfólio é propriedade do aprendiz e portanto, é ele quem estrutura a sua apresentação. É individual. O aluno mostra a sua própria voz. (Miriam Salles)
Fonte: http://pedagoga10.blogspot.com/search/label/Forma%C3%A7%C3%A3o
Nenhum comentário:
Postar um comentário