sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Teste de leitura

Cronometre 30 segundos para a leitura desse texto, depois verifique quantas palavras foram lidas nesse espaço de tempo, olhando no número correspondente a linha onde parou a leitura.
Multiplique o número por 2, e assim terá a quantidades de palavras lidas por minuto. O resultado do teste de leitura encontra-se no final do texto.

A importância da leitura – Renata G. Holzer.


10
Suponha que depois de tomar café, você pega um jornal

20
e descobre que não entende mais nada do que está

21
escrito.

30
Tenta decifrar o código do jornal, mas não consegue

34
entender uma linha sequer.

41
Apesar de desconcertado pela descoberta, você precisa

51
ir trabalhar, pois é um dia muito importante, de grandes

52
decisões.

59
Dirige-se de carro à firma, onde trabalha,

68
você olha as placas de trânsito, mas não consegue

76
entende-las. Olha os “outdoors” e nada de compreender

80
o que está escrito.

90
Em um semáforo, um garoto lhe dá um papel de

96
propaganda, que você também não entende.

105
Chegando ao serviço, olha para os relatórios, mas nada

114
de se lembrar como se deve fazer uma leitura.

123
Consegue “enrolar”até a hora do almoço, quando vai

132
almoçar com um cliente muito importante. Nem sequer, o

138
cardápio do restaurante você consegue ler.

144
Depois de conseguir desvencilhar-se de inúmeras

150
situações constrangedoras que ocorreram durante esse

159
dia, você resolve relaxar em um cinema, mas constata

169
transtornado que o filme é legendado e você não entende

171
o inglês.

180
Você deve ter percebido e sentido que é quase

190
impossível viver sem saber ler e escrever dentro de uma

194
sociedade como a nossa.

201
A quantidade de informações gráficas que recebemos

211
atualmente é inúmeras vezes maior do que quem viveu à

215
50 ou 100 anos.

225
Quase tudo o que está à nossa volta, necessita do

228
conhecimento da leitura.

238
Mesmo sendo a leitura e a escrita de vital importância

247
para a nossa vida, constatamos que uma grande maioria

254
de pessoas afirmam não gostarem de ler.

264
A leitura tradicional dos leitores comuns é lenta e silábica,

272
o que retarda a velocidade da leitura, tornando-a

281
cansativa e incompatível com o ritmo de vida que

283
levamos atualmente.

292
Tudo acontece muito rápido à nossa volta. Todos os

300
meios de informação e comunicação que utilizamos são

307
rápidos, somente a nossa leitura é lenta.

315
Se não nos atualizarmos, através da obtenção de novas

325
estratégias de leitura, que nos auxiliem a melhorar o

332
nosso desempenho, nos sentiremos como imaginado no

342
inicio do texto. Quem não se atualiza fica excluído do

350
mercadode trabalho e escolar. Se não nos

358
preocuparmos com a obtenção de uma maior velocidade

366
de leitura, seremos como alienígenas vivendo em nosso

368
próprio mundo.

Resultado:

Menos de 100 palavras
Leitura silábica lenta (leitor “tartaruga” ou “caranguejo” – leia metáfora do “coelho“

Entre 100 e 200 palavras
Leitor silábico comum

Entre 200 e 350 palavras
Leitor com prática de leitura tradicional

Acima de 350 palavras
Leitor Dinâmico leitor “coelho”

Fonte: http://www.idealdicas.com/concentracao-e-leitura/

Nenhum comentário:

Postar um comentário