Teste de leitura
Cronometre 30 segundos para a leitura desse texto, depois verifique quantas palavras foram lidas nesse espaço de tempo, olhando no número correspondente a linha onde parou a leitura.
Multiplique o número por 2, e assim terá a quantidades de palavras lidas por minuto. O resultado do teste de leitura encontra-se no final do texto.
A importância da leitura – Renata G. Holzer.
10
Suponha que depois de tomar café, você pega um jornal
20
e descobre que não entende mais nada do que está
21
escrito.
30
Tenta decifrar o código do jornal, mas não consegue
34
entender uma linha sequer.
41
Apesar de desconcertado pela descoberta, você precisa
51
ir trabalhar, pois é um dia muito importante, de grandes
52
decisões.
59
Dirige-se de carro à firma, onde trabalha,
68
você olha as placas de trânsito, mas não consegue
76
entende-las. Olha os “outdoors” e nada de compreender
80
o que está escrito.
90
Em um semáforo, um garoto lhe dá um papel de
96
propaganda, que você também não entende.
105
Chegando ao serviço, olha para os relatórios, mas nada
114
de se lembrar como se deve fazer uma leitura.
123
Consegue “enrolar”até a hora do almoço, quando vai
132
almoçar com um cliente muito importante. Nem sequer, o
138
cardápio do restaurante você consegue ler.
144
Depois de conseguir desvencilhar-se de inúmeras
150
situações constrangedoras que ocorreram durante esse
159
dia, você resolve relaxar em um cinema, mas constata
169
transtornado que o filme é legendado e você não entende
171
o inglês.
180
Você deve ter percebido e sentido que é quase
190
impossível viver sem saber ler e escrever dentro de uma
194
sociedade como a nossa.
201
A quantidade de informações gráficas que recebemos
211
atualmente é inúmeras vezes maior do que quem viveu à
215
50 ou 100 anos.
225
Quase tudo o que está à nossa volta, necessita do
228
conhecimento da leitura.
238
Mesmo sendo a leitura e a escrita de vital importância
247
para a nossa vida, constatamos que uma grande maioria
254
de pessoas afirmam não gostarem de ler.
264
A leitura tradicional dos leitores comuns é lenta e silábica,
272
o que retarda a velocidade da leitura, tornando-a
281
cansativa e incompatível com o ritmo de vida que
283
levamos atualmente.
292
Tudo acontece muito rápido à nossa volta. Todos os
300
meios de informação e comunicação que utilizamos são
307
rápidos, somente a nossa leitura é lenta.
315
Se não nos atualizarmos, através da obtenção de novas
325
estratégias de leitura, que nos auxiliem a melhorar o
332
nosso desempenho, nos sentiremos como imaginado no
342
inicio do texto. Quem não se atualiza fica excluído do
350
mercadode trabalho e escolar. Se não nos
358
preocuparmos com a obtenção de uma maior velocidade
366
de leitura, seremos como alienígenas vivendo em nosso
368
próprio mundo.
Resultado:
Menos de 100 palavras
Leitura silábica lenta (leitor “tartaruga” ou “caranguejo” – leia metáfora do “coelho“
Entre 100 e 200 palavras
Leitor silábico comum
Entre 200 e 350 palavras
Leitor com prática de leitura tradicional
Acima de 350 palavras
Leitor Dinâmico leitor “coelho”
Fonte: http://www.idealdicas.com/concentracao-e-leitura/
Nenhum comentário:
Postar um comentário