sexta-feira, 1 de outubro de 2010


Uma dinâmica simples que ajuda na concentração
Zailda Coirano
Se você tem alunos que chegam correndo, falando alto, empurrando uns aos outros, pode precisar de uma atividade para ‘baixar a adrenalina’ no primeiro dia de aula. Crianças e adolescentes precisam de ajuda para acalmarem-se e prestarem atenção à aula. Essa dinâmica pode ser feita logo no início da aula ou na aula logo depois do recreio, quando eles retornam ‘com a bola toda’.

Basta você levar um rádio e colocar uma música suave, pedir que todos fechem os olhos, baixem a cabeça e sigam sua orientação. Aí, enquanto a música vai tocando baixinho ao fundo, você vai pedir a eles com voz pausada e suave que lembrem do momento que saíram de casa, ai você vai guiando-os, dizendo ‘aí você veio para a escola, lembre-se do caminho que percorreu, faça novamente todo o caminho, tente visualizar-se andando por ele, veio até a escola, entrou, veja o caminho até sua classe.’

Então você vai dizer ‘agora você está em sua carteira, sinta seu corpo na carteira, tente relaxar todo o corpo’ e depois de alguns segundos, diga para irem abrindo os olhos bem devagar.

Fazendo com que os alunos refaçam mentalmente seu caminho até a escola faz com que eles conscientizem-se de onde estão. É muito comum o aluno chegar fisicamente a escola mas seu cérebro na verdade está em outro lugar. Fiz esse tipo de atividade com meus alunos várias vezes, é muito bom e costuma funcionar, depois disso eles ficam mais calmos e têm mais condições de prestar atenção.

Essa atividade só não é aconselhável com alunos muito novos porque eles podem achar engraçado e aí a sua atividade perderá todo o sentido, mas de forma geral crianças a partir de uns 8 ou 9 anos, adolescentes e até adultos costumam reagir muito bem a esse tipo de atividade.
Encontrado em: http://questaodeclasse.wordpress.com/2009/02/03/uma-dinamica-simples-que-ajuda-na-concentracao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário