sábado, 18 de setembro de 2010

Como motivar seus alunos
por Zailda Coirano


Aluno desmotivado tem dificuldade para aprender.

Aluno desmotivado não aprende, e se não aprende começa a tentar desviar a atenção dos outros. Em pouco tempo você já tem vários alunos com problemas. Tente motivar seus alunos com aulas mais atraentes e diversificadas.

Leve músicas, violão, vídeos, jogos, torne a aula mais dinâmica e faça com que eles participem mais, tomando uma parte da responsabilidade do andamento das coisas em suas mãos.

Antes de começar uma matéria nova, dê uma introdução e peça a eles que pesquisem sobre o assunto, na aula seguinte faça perguntas e através delas construa sua aula.

Em vez de escrever as coisas na lousa, leve cartazes coloridos e com desenhos ou figuras, além de ficar mais interessante para eles, você poderá usá-los de novo com outras turmas, além de poupar o tempo que você gasta enchendo a lousa.

Em vez de praticar a matéria com folhas de testes para preencher, faça um jogo ou brincadeiras, há várias sujestões no blog Coelho da Cartola, que você pode usar da forma que estão, adaptar ou simplesmente usar como inspiração para criar as suas.

Dê tarefas criativas, nas quais o aluno coloque em prática aquilo que aprendeu, como entrevistas com membros da família e amigos, desenhos e gráficos. Dê trabalhos em grupo na classe e fora dela para promover a interação dos membros da classe, tornando o ambiente amigável e cooperativo.

Faça as coisas de maneiras diferentes, surpreenda seu aluno, para que ele nunca saiba como será sua aula.


Fonte: http://questaodeclasse.wordpress.com/2009/01/02/como-motivar-seus-alunos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário