domingo, 5 de setembro de 2010

Comportamento


Debaixo da asa não é o melhor lugar!

Por Editora em 23/07/2009

Você mima muito seu filho? Faz e dá tudo o que ele pede? E, ainda assim, ele é agressivo? Saiba que a atitude de alguns pais pode transformar seus filhos em verdadeiros tiranos. É possível amar tanto os filhos sem perceber que os constantes pedidos e exigências deles não são razoáveis e consomem mais tempo e energia do que deveriam? Os pais também precisam se perguntar se, ao amar e ceder tanto, não estão fechando os olhos para problemas de comportamento que no futuro podem impedir seus filhos de serem aceitos socialmente, prejudicá-los em seu rendimento escolar e até dificultar um relacionamento a dois.

Segundo a psicologa Maggie Mamen, autora do livro 'The Pampered Child Syndrome' (Crianças Mimadas), basta olhar ao redor, em qualquer espaço público, para perceber que tudo isso é possível e que, provavelmente, já se trata de uma realidade endêmica.

De acordo com a especialista britânica radicada no Canadá, esse fenômeno se deve, em parte, às "atuais correntes de pensamento centradas na criança, que contibuem para a construção de um pedestal instável do quel nossos filhos correm o risco de cair". Maggie diz que vivemos numa sociedade centrada nas crianças, em que suas exigências e necessidades são cada vez mais prioritárias que a harmonia matrimonial ou familiar.

"Graças à contribuição de muitos profissionais, entre os quais se encontram psicólogos, assistentes sociais, psiquiatras, pediatras e assessores, e ao apoio entusiasta dos meios de comunicação, de fabricantes de produtos e dos publicitários, as crianças têm tanto poder que os pais se sentem impotentes e ineficazes" - destaca a psicóloga.

Por conta disso, muito pais pensam que dizer não significa ser um mau, limitador ou excessivamente autoritário, porque foram levados a crer que impor a uma criança algo que ela nao quer fazer - ou que fará com que ela se sinta triste ou desconfortável - praticamente equivale a maltratá-la. Para Mamen, os pais de hoje se sentem culpados por passarem pouco tempo com seus filhos.

Por isso, as crianças tomaram o controle da família, a ponto de decidirem o se come e qual o lazer de todos. Ainda segundo Mamen, os adultos muitas vezes poupam os filhos das responsabilidades e das consequências das escolhas que estes fazem.

Consequentemente, na visão da psicóloga, crianças mimadas não costumam se expostas a determinadas situações dentro do seu núcleo familiar e têm problemas quando lidam com eles fora da proteçao da família. Fica o conselho - pais, assistentes, professores e outros responsáveis devem levar esse fator em consideração quando traçarem uma estratégia educativa.

(
Publicado no jornal Zero Hora em março de 2008) Encontrado no blog: http://vamostrabalhar2009.blogspot.com/search/label/Comportamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário