sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Estilos de aprendizagem

Para contribuirmos efetivamente na formação integral de nossos alunos é muito importante que tenhamos dentre diversas habilidades, o conhecimento teórico. Embasados neste conhecimento seremos capazes de buscar e encontrar alternativas e soluções para as mais diversas situações da sala de aula. Estamos em constante aprendizado e conhecimento nunca é demais.
Achei muito interessante este texto do livro "Dificuldades de Aprendizagem" da Editora Grupo Cultural, amo este livro, acho que todo educador deveria ter um.

ESTILOS DE APRENDIZAGEM

" Era uma vez uma escola para animais. Os professores tinham certeza que possuíam um programa de estudos inclusivo, porém, por algum motivo, todos os animais estavam indo mal. O pato era a estrela da classe de natação, porém não conseguia subir nas árvores. O macaco era excelente subindo em árvores, mas era reprovado em natação. Os frangos se destacavam nos estudos sobre os grãos, mas desorganizavam tanto a aula de subir nas árvores que sempre acabavam na sala do diretor. Os coelhos eram sensacionais nas corridas, mas precisavam de aulas particulares de natação. O mais triste de tudo era ver as tartarugas, que, depois de vários exames e testes foram diagnosticadas como tendo "atraso de desenvolvimento". De fato, foram enviadas para uma classe de educação especial numa distante toca de esquilos. A pergunta é: Quem eram os verdadeiros fracassados?"

Esta história pode ajudar a compreender que cada estudante, cada ser humano é uma criação única. Possuímos uma série de talentos, capacidades e maneiras de aprender. Cada um de nós apoia-se em diferentes sentidos para captar e organizar a informação, para aproximar-nos dos objetos de conhecimento: _ chamamos a isso de Estilos de Aprendizagem. Incluímos duas definições que esclarecem o termo:

" Uma maneira distintiva e característica pela qula um aprendiz aproxima-se de um projeto ou episódio de aprendizagem, independentemente, de incluir uma decisão implícita ou explícita por meio do aprendiz."

"É simplesmente o estilo cognitivo que um indivíduo manifesta quando se confronta com uma tarefa de aprendizagem."

Os três estilos de aprendizagem mais comuns são:
@ Estilo Visual
@ Estilo Auditivo
@ Estilo Físico ou Cinestésico

ESTILO VISUAL
Refere-se às pessoas que aprendem preterívelmente por meio da observação. Podem ter dificuldade para recordar instruções e mensagens verbais. Para elas é muito importante ver a expressão facial e a linguagem corporal da pessoa que fala. Para estudar preferem ler ou fazer resumos. Sua ortografia costuma ser boa prque visualiza a palavra antes de escrevê-la. Tem facilidade para recordar rostos, porém dificuldade para recordar nomes.

ESTILO AUDITIVO
Refere-se às pessoas que aprendem melhor quando recebem a informação oralmente e quando podem falar e explicar esta informação para outra pessoa. Têm facilidade com as palavras e expressam suas emoções verbalmente. Gostam de falar sobre o que estão fazendo e costumam fazer muitas perguntas. Cometem faltas de ortografia porque tendem a escrever as palavras como as ouvem.

ESTILO CINESTÉSICO
Refere-se às pessoas que aprendem por meio de atividades físicas. Elas aprendem quando fazem coisas, por meio de movimento e manipulação física. Precisam estar em movimento constantemente e procuram qualquer pretexto para se levantarem. Gostam de tocar e por meio disso descobrir como as coisas funcionam. As explicações exclusivamente visuais ou auditivas e que não o envolvem fazem com que percam o interesse.

Encontrado em:
http://letrinhasecompanhia.blogspot.com/search?updated-max=2010-01-05T14%3A26%3A00-02%3A00&max-results=7

2 comentários:

  1. Muito bom esse artigo Telma...o bom seria que todos pudessem ler mais sobre aprendizado e suas dificuldades, principalmente aqueles que se julgam mantenedores do saber.
    Beijinhosss com carinho!

    ResponderExcluir
  2. Olá , parabéns pelo blog, sou Valeria Tiusso,Psicopedagoga e mantenedora do site www.psicopedagogavaleria.com.br, onde ministro oficinas de atualização profissional na área da psicopedagogia e comercializo materiais de apoio psicopedagógico e venho lhe propor uma parceria , você faz uma visitinha e se gostar do site disponibiliza em seu blog o logotipo do site que posso lhe enviar, coloca o link em cima e escreve embaixo as palavras Oficinas e Materiais, e em contra partida eu disponibilizo o seu link em meu site na página só de blogs das minhas parcerias, e você concorrerá a um sorteio, todo mês, de uma vaga totalmente grátis até o final do ano, para realizar uma oficina 0n-line com direito a certificado, e ainda terá descontos nas aquisições no site. Caso aceite a idéia, assim que disponibilizar o link me avise para colocar o e-mail no sorteio e disponibilizar seu logo em meu site. E mais te enviar uma senha da oficina de brinquedoteca, totalmente de cortesia.

    Abraços

    Valeria

    ResponderExcluir