quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Crianças e Adultos: Conversa de Gente Grande

-------------------------------------------------------------------------------- Como nós aprendemos, senão, através da imitação? Observe uma criança, como ela desenvolve seus hábitos, se tudo, na maioria das vezes, não começa com o exemplo que vê em casa...


Trata-se de um grande equívoco pensar que as crianças não avaliam o conteúdo das conversas dos adultos, mesmo que não saibam do que se trata. Mas, ainda assim, são capazes repetir para outros, o que pode ser a causa de futuros constrangimentos para o falador.

Ainda mais, elas não se prestam a imitar apenas gestos e hábitos dos adultos, mas também procuram repetir aquilo que as palavras escutadas podem significar para elas. Com a pouca compreensão que possuem, isso pode acarretar sérios e mesmo vitais prejuízos para a integridade psicológica e física das mesmas.

Se para alguns adultos é difícil compreenderem aquilo que as palavras de outro querem na verdade expressar, imagine uma criança pouco experiente, alheia aos riscos e vexames do mundo social, do qual ainda não fazem parte como seres atuantes.

Acima dos três anos de idade, uma criança já sabe o que é individualidade, já compreende o que pode causar sofrimentos e vexames para alguns, e acima de tudo, não possuem um código de ética que lhes diga ou que é ou não proibido, moralmente rejeitado ou aceito. Compreender isso, não só preserva as crianças de futuros embaraços ou perigos, como o próprio adulto.

Este texto foi encontrado em: http://sitededicas.uol.com.br/grito_p3.htm . Não encontrei o nome do autor.

Um comentário:

  1. Que tirinha preconceituosa. Eu sou japonês naturalizado e acho que isso é uma falta de respeito.

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